Água tem na carne, maionese é óleo

Saturday, January 30, 2010

Bangkok - porta de entrada do sudeste asiático

Após muitas horas de vôo finalmente chegamos em Bangkok. Logo na chegada, a imigração nos parou pois não havíamos carimbado nossos documentos de entrada no país no setor no serviço de saúde do aeroporto. Brasileiro não pode entrar sem vacinação contra febre amarela. A Chica estava sem sua carteira de vacinação, mas rapidamente explicamos que morávamos na Europa e, portanto, éramos limpinhos e nos deixaram passar. Já eram umas 11 da noite quando recuperamos nossas mochilas e fomos procurar um taxi para nos levar ao hotel. Éramos quatro pessoas e oito mochilas (quatro grandes e quatro pequenas) num taxi à gás. Ou seja, quase sem porta malas. Mas nada que a criatividade asiática não consiga dar um jeitinho. Rapidamente nossa motorista arrumou nossas mochilas grandes lado a lado no maleiro (cada uma metade pra dentro, metade pra fora), prendeu a porta aberta com um elástico daqueles de mala e saímos pela auto-estrada que leva à Bangkok; torcendo pra que as quatro chegassem até o hotel.

O hotel (reservado pela internet) ficava próximo à Khao San Road, lugar aconselhado pelo Lonely Planet para se hospedar. Trata-se de uma região cheia de bares e restaurantes cheios de turistas. Não, não eram restaurantes fofos ou com uma carinha bonitinha. Era bem deprê, com muita gente bêbada, ou simplesmente com cara de que estavam ali por semanas. Difícil de explicar, mas nossa primeira impressão de Bangkok não foi das melhores. Fizemos check in e saímos para comer alguma coisa. Não tivemos vontade de entrar em nenhum dos restaurantes e acabamos comendo um pad Thai na rua mesmo; sentadinhos na calçada. Estava ótimo!! O melhor Pad Thai da viagem!



Pad Thai:
300g rice noodles
3 eggs
1 tofu, cut into small pieces
1 tea spoon ground dried chilli
Vegetable oil
3 table spoons tamarind sauce (tamarind juice with palm sugar and salt)
50g Chinese leek leaves (chives)
1/2 cabbages
1/2kg bean sprouts
50g chopped pickled white raddish
1/2 cup ground roasted peanuts
1 tea spoon chopped garlic
lemon

1 - Heat some oil in a wok with low heat, add garlic until yellow. Add tofu and pickled raddish. Spreding beaten eggs in a thin layer over the wok. When seth, mix well with tofu and pickled raddish.
2 - Add rice noodles and use high heat. Put tamarind sauce and stir well. Add half of the bean sprouts, chives, ground peanuts and well stir fried.
3 - Remove to the plate and sprinkle with ground peanuts. Serve with bean sprouts, chives and a peace of lemon.

PS. Cópia exata da receita que aprendemos no curso (incluindo a peace of lemon). Uma coisa que notamos rapidinho é que, embora se virem bastante bem em inglês, os sudeste-asiáticos não costumam usar pronomes, artigos ou qualquer outra coisa supérflua. Uma frase com verbo, substantivo e adjetivo já é perfeitamnte compreensível, então pra que complicar?

PS. Esta receita não leva frango nem camarão, mas em geral você pode escolher entre tofu ou frango e sempre tem a opção de colocar uns micro camarões secos. Parece krill.

Sunday, January 24, 2010

Rumo à Ásia, dia -1

Pois é, ainda não consegui selecionar as fotos da viagem que são muitas. E quando eu digo muitas é porque elas são realmente muitas. Não, acho que ainda não fui suficientemente clara: elas são muitas até pra mim. Mas tudo tem a sua explicação: viajamos a quatro e com quatro máquinas. Ou seja, o número normal de fotos foi multiplicado por quatro. Ou quase, pois não tenho cópia das fotos da máquina da Chica (que deve coresponder na verdade a menos de um décimo do total de fotos, já que ela tem o bom senso que os outros três não têm). Mas enfim, gosto de ter muitas fotos e faria tudo de novo. Mas isso não torna mais fácil o trabalho de seleção. Sendo assim, resolvi ir colocando uma pequena amostra aqui no blog. Vou tentar fazer uma coisa organizada tipo cidade por cidade, com direito a comentários. Vamos ver no que dá.



Dia -1 - Mochilas prontas, vacinações feitas (hepatite A e febre tifóide, pois afinal vamos para um país "em desenvolvimento". Eca!!), remédio de malária na mala (todos os franceses disseram que era imperativo), outros mil remédios também na mala (lembrem, país "em desenvolvimento". Eca!!. Só pra diaréia tínhamos 3 diferentes, dependendo do grau. Todos comprados com receita médica, é claro) e lá fomos nós para o Charles de Gaulle. Foi lá que encontramos com o Julio e a Chica que vinham diretamente de Barcelona. Check in na Coréia Airlines, última comidinha francesa no aeroporto e lá vamos nós rumo a Seoul.




Pois é, fizemos Paris - Bangkok via Seoul. Pode não ser muito lógico, mas era barato. O fato é que o avião da Korea Airlines é ótimo!! Tem escova e dentes no banheiro!!! E as aeromoças realmente limparam o banheiro VÁRIAS vezes durante as nossas 12 horas de vôo. Incrível! Tivemos também direito à nossa primeira refeição asiática, em estilo Coreano. Não lembro o nome mas eram legumes cozidos e carne moída frios, sobre os quais colocávamos arroz quente, óleo de gergelim e molho de pimenta. Não sou fã de gergelim, mas descobri que o óleo pode ser muito bom. De acompanhamento tinha uma sopa de mar. Isso mesmo, era um potinho com alga onde acrescentávamos água fervendo. Parecia que você estava bebendo água do mar. Horrível! Enfim, a comida não era maravilhosa, mas foi nosso primeiro gostinho da Ásia.



O segundo gostinho foi descobrir que o aeroporto de Seoul porpõe atividades culturais enquanto você espera a sua conexão. Tivemos direito a uma sessão de trabalhos manuais.






Finalmente, partimos por mais seis horas de vôo até Bangkok. Resultado final: saída de Paris à noite (ou de Barcelona à tarde); chegada em Bangkok no dia seguinte, à noite.

Saturday, January 09, 2010

Curso de cozinha em Chiang Mai











Pois é, fizemos um curso e aprendemos um monte de coisas. Pena que meu estômago não pode nem sentir o cheiro de comida tailandesa. Quando será que eles vão fazer as pazes??