Tuesday, January 08, 2008

O triste fim das árvores de Natal


Dezembro chegou (eu sei, estou um pouco atrasada) e com ele chegou toda a iluminação de Natal da cidade. Chegaram também muitos pinheiros nas lojas. Pinheiros de todos os tamanhos e cores.
Uma revelação importante: árvore de Natal aqui é coisa séria. Tudo pinheiro fresquinho, cortado a pouco. Na verdade, os franceses não têm nem idéia de que possam existir árvores de Natal de qualquer outra matéria prima. Um dia eu estava comentando sobre a árvore da Lagoa (sim, Rodrigo de Freitas). Eu estava explicando que ela era enorme quando me perguntaram: "mas como eles a levaram até lá?" Ao que eu respondi muito simplesmente que ela era montada no local. E aí veio a insistência: "mas a árvore, ela mesma, ela teve que chegar lá". E foi só depois de alguns segundos que ambos tiveram suas perspectivas revelações. Eu do meu lado por ter entendido que ele tava achando que a árvore era de verdade e ele por ter compreendido que não se tratava de um pinheiro verdadeiro.

Mas bom, como eu ia dizendo, chegaram às lojas pinheiros de todos os tamanhos e cores, pois, embora verdadeiros os pinheiros podem ser pintados de branco (pra fingir que é neve) ou de qualquer outra cor (pra fingir suco de morango derramado, gema de ovo espirrada ou sei lá mais o que que possa explicar pinheiros rosa, amarelos ou azuis.)

Eu aproveito aliás o momento pra postar algumas fotos não só de pinheiros, mas de toda a iluminação da cidade que estava muito legal.











Mas sim, voltando aos pinheiros... O Natal acabou e eu descobri uma coisa muito importante:

"Árvores de Natal também murcham"






As pobrezinhas são cortadas, enfeitam as casas por alguns dias e pronto: murcham e são jogadas fora. E isso bem no meio da campanha "Cada parisiense um árvore" que incita os parisienses a contribuirem para o replantio de florestas. É bem verdade que a prefeitura pede pra que os pinheiros utilizados sejam deixados em um dos jardins de Paris pra serem reciclados e a IKEA devolve 17 euros se vc for até lá devolver o seu pinheiro. Talvez virar adubo seja um fim mas digno do que o dos muitos que são simplesmente jogados nas calçadas junto às latas de lixo, mas mesmo assim, meu lado bióloga de ser deixa seu protesto em prol das árvores de Natal enraizadas.





7 Comments:

Blogger missbutcher said...

Tadinha das árvores...
Pena que a gente não contribuiu para o desmatamento das florestas de pinheiros. Não coube uma aqui na mansão... Seria ela ou nós.
:-)

Ah, adorei as fotos!
Beijos

10:20 AM  
Blogger Chirol said...

As últimas fotos do post me lembraram de um episódio de friends, um no qual a Phoebe fica com pena das árvores de natal antigas e compra um monte delas para que não fossem destruídas.

PS: Quero uma árvore suja de gema de ovo. :)

10:39 AM  
Blogger ana k. said...

que crueldade!
as das lojas americanas duram muito mais tempo.
temos uma há 5 anos...
bjs!

12:19 PM  
Blogger ana k. said...

taninha, lembrei!
meu pai sempre teve um pinheiro de natal natural, que vivieu plantado durante anos e anos e que, do dia 6 de janeiro até o dia primeiro de dezembro, ficava na área externa do prédio que ele morava. E resistia bravamente ao verão carioca. por que os franceses não os deixam plantados?
bjs!

5:13 AM  
Blogger Tânia said...

Acho que porque os apartqmentos são pequenos demais para comportarem pinheiros que cresçam.

11:37 AM  
Blogger missbutcher said...

... e as averes somos nozes...

1:30 PM  
Blogger missbutcher said...

ei, o verão já está no meio! não merece um post, não?

2:08 AM  

Post a Comment

<< Home