Monday, January 16, 2006

Apos uma semana de curso

Ola, aqui estou eu na sala de aula, iniciando a segunda semana de curso. Esta semana teremos as apresentacoes de cada um, falando um pouco o que cada um faz nos diferentes laboratorios. A minha ficou pra sexta-feira, entao ainda tenho tempo de treinar um pouquinho.

Tudo passou bem na primeira semana de curso, fora que o meu microarray nao funcionou direito, mas tudo bem, acontece. Esta semana estamos tentando localizar o lugar de uma mutacao no genoma do camundongo. Pra isso temos a nossa disposicao DNA de 1000 camundongos diferentes pra fazermos quantos PCR quisermos. Hoje começamos com 96 camundongos cada grupo. Devo dizer que as 4 maquinas de PCR nao form suficientes, ja que cada dupla ocupou uma inteirinha. Amanha cada dupla corre dois geis grandes e teremos os primeiros resultados. E impressionante a organizacao deles. Todos os DNAs ja haviam sido extraidos e aliquotados em placas de 96 poços de forma que nao precisamos nem pipetar o DNA, bastou colocar os outros componentes pro PCR na placa, por cima do DNA. Todo o material ja vem aliquotadinho pra cada grupo, e todas as solucoes ja estao prontas. E verdade que eles tem uma pessoa (competente) que fica o dia inteiro aqui so pra preparar nosso materia pra pratica. Vale lembrar que estao tendo 3 cursos diferentes e cada um tem sua sala de pratica e seu tecnico que prepara o material. Super parecido com a nossa estrutura hehe.

Fora isso tambem estamos fazendo uma pratica de comportamento de camundongo, colocando-os pra se equilibrar num suporte giratorio que vai aumentando a velocidade ou entao anotando seu comportamento durante 10 minutos. Pois e, ficamos 10 minutos olhando a gaiola e contando quantas vezes o camundongo se coça, fica em pe... Coisas assim. Tudo isso pra provar qual e o mais agitado. Comparamos o C57Bl/6 e com o 129. Povo da FIOCRUZ: alguem tem alguma duvida de quem vai vencer? Mesmo sem conhecer o 129. Na nossa observacao nos primeiros 5 minutos o black apoiou 42 vezes no vidro e o outro nenhuma. Acho que nem precisa de estatistica, ne?

Acho que o povo que nao é de laboratorio nao entendeu nem um terço do que eu falei, ne? Sorry

Falando um portugues mais claro: eu tenho feito praticas bastante diferentes do que costumo fazer. O que e otimo! Por outro lado nao sei ate que ponto algumas delas vao me ser uteis. Mas tudo bem, sempre vale a experiencia e nunca se sabe o que se fara no futuro.

Fora isso Paris esta muito bonita. Tivemos sol o fim de semana inteiro o que foi maravilhoso. Eu e a Belga, que tambem esta hospedada na residencia, passeamos bastante.

Fico por aqui.

Muitos beijos

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, filha: estava escrevendo um comentário grande pra você, mas me atrapalhei e perdi a mensagem. Agora não tenho mais tempo pra reescrever. Se chegar cedo em casa e a Camila estiver lá pra me ajudar, vou tentar te ligar pelo Skype, espero que você consiga escutar melhor.
Nosso carro pifou em Búzios, fundiu o cabeçote por falta de óleo, está sendo rebocado pro Rio. Tua mãe fica em Búzios até amanhã.
Beijão do teu pai.

10:31 AM  
Blogger missbutcher said...

Ah, eu já sabia que o C3PO iria vencer! Mas se ele disputasse com o R2D2 não teria pra ninguém. R2D2 é tudo. Muito mais esperto e mais rápido. Ele apoiaria umas 142 vezes no vidro!

9:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Discordo da Bel acho que o C57Bl/6 é bem mais rapido, dinamico e entende muito mais das coisas. Ora ora!!!

1:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

voce vai mostrar pra eles que no seu lab voce vai da faxina ao dna?
boa sorte na apresentação e espero que a observação tenha sido util

5:32 AM  
Anonymous Anonymous said...

PARABENS PRA VOC6E.....


titia

3:07 PM  
Blogger missbutcher said...

TANINHA, PARABÉNS!

7:08 AM  

Post a Comment

<< Home