Água tem na carne, maionese é óleo

Thursday, October 04, 2007

Rugby

Finalmente posso dizer que a casa está pronta. Os móveis chegaram, foram perfeitamente montados e colocados em seus lugares.
















Agora já podemos voltar a falar de Paris (pra alegria de algumas crianças que acompanham o blog).

Bom, acreditem ou não neste momento Paris está sediando a Copa do Mundo de Rugby. Sim, existe uma Copa do Mundo de Rugby. Sim, os franceses jogam Rugby (e também os argentinos, o que me parece ainda mais estranho). E sim, as pessoas vão ao estádio e acompanham as partidas de Rugby. E dizem ainda que é um esporte fica um clima super familiar no estádio.

Mas como eu ia dizendo, Paris está sediando a copa. A partida de estreía foi logo França e Argentina. Nós, não sabendo de nada, resolvemos dar uma volta de Vélib (leia-se bicicleta, ou veja maiores explicações no http://blogbel.blogspot.com). Qual foi nossa surpresa ao nos depararmos com um gigantesco telão instalado no Hotel de Ville onde milhares de franceses torciam euforicamente pelo seu time. Continuando nosso tour, resolvemos dar uma parada perto de Saint Michel pra tomarmos um sorvete. Foi praticamente impossível estacionar as Vélib. Absolutamente todas as bornes estavam tomadas e as pessoas se acumulavam em todos os bares onde havia transmissão do jogo. Parecia realmente copa do mundo. Ouvimos até a Marseillese cantada por alguns mais empolgados. Qual foi minha surpresa ao saber, no dia seguinte, que a Argentina simplesmente trucidou a francesada.

Mas bom, a copa continua e os franceses conseguiram passar para as quartas de final. Enfrentarão a Nova Zelândia no sábado, que, ao que parece, é a equipe conhecida como carrasca do Rugby mundial.

Mas antes disso tenho que passar pela sexta-feira passada quando fui convidada pra um Open House (em casa de francês) com direito a acompanhar França x Irlanda. Foi lá que descobri as surprendentes regras do Rugby.

Podemos pensar nele como um football americano onde a bola não é redonda e o objetivo é chegar com ela do outro lado do campo ou chutá-la por entre as traves. Só que no Rugby não tem o mesmo sistema de proteção dos jogadores. No máximo alguns usam uma proteção nos dentes e nas orelhas pra não terminarem parecendo lutadores de Jiu Jitsu. Fora isso não tem o mesmo sistema de time de defesa e time de ataque e de posse de bola do football americano. Quem tá em campo ataca e defende e simplesmente quem pegar a bola parte pro ataque.

Mas aí começam as regras mais curiosas. Pra avançar a bola pelo campo você pode optar por correr com ela na mão (tendo em conta que milhares de adversários vão pular em cima de você) ou passar a bola. Agora, você nunca pode passar a bola pra alguém que esteja na sua frente. Ou seja, vc tem que fazer a bola chegar no fim do campo, mas sempre passando-a pra trás. Parece louco mas às vezes funciona. Agora, se te derrubarem você é obrigado a soltar a bola. Isso mesmo, colocou o joelho no chão, solta a bola e ai é de quem pegar. Só que claro, todo mundo da um jeitinho de soltar a bola pra trás, virado pro seu campo. E ai os caras do time adversário simplesmente não podem dar o volta pra pegar e a bola fica ali, no chão. Até que alguém do time resolva pegar e sair correndo. E ai, sim, agora vale saltar em cima, derrubar, esfolar. Mesma coisa pro início do jogo ou quando a bola precisa ser recolocada em campo. Cada time se posiciona de um lado e a bola é solta no meio. E ai é um empura empurra mas ninguém toca na bola até ela sair do campo do empurra empurra. Ou seja, os jogadores de um time empurram os do outro até conseguirem avançar o suficiente pra ultrapassarem a bola. E ai alguém que não tava metio no emprurra-empurra pega a bola e sai correndo. Só que o tal empurra-empurra os franceses chamam de mêlée ou cocote.