Água tem na carne, maionese é óleo

Tuesday, January 31, 2006

Atendendo a pedidos...
Vamos, la, atualizando o blog. Na verdade tenho andado meio sem tempo. Temos um projeto pra escrever e estou queimando varios neuronios tentando achar um legal e original. Ta dificil. Alguem tem alguma sugestao? Tem que envolver camundongos e genetica.

Fora os neuronios queimados as coisas por aqui continuam otimas. Sexta-feira passada sai com algumas meninas do curso. Fomos comer fondue. No fim de semana tambem sai com o povo da residencia. Pena que quando começarmos a ficar mais amigas estara na hora de voltar.

Enfim, mando algumas fotos:


Esta ai foi a festa do Ano Novo Chines. Foi la na praça do Hotel de Ville. Muita gente e poca festa, na verdade. Foi meio decepcionante.


Ai vai a Veronique e a Martina mais de perto (mas nao muito)




Pierre, cette c'est pour toi. Regarde qu'est-ce qu'il y a à Paris

Friday, January 20, 2006

Aniversario

Ola, todos. Obrigada por todos os parabens por telefone, msn, e-mail ou orkut.

Realmente é estranho nao ter a tradicional comilança la em casa, mas prometo que ano que vem retornaremos à tradiçao (a menos que me convidem pra outro curso ou um pos-doc hehe).

De qualquer forma, devo dizer que fui comer ontem com o Pedro (irmao da Bel, pra quem nao sabe) que chegou ontem em Paris. Sendo assim ele foi meu presente de aniversario. Pra voces nao ficarem totalmente de fora seguem algumas fotos.


O Pedro...


A entrada...


O prato principal...


E a sobremesa

Deu pra adivinhar tudo que eu comi??

Mas o que eu nao imaginava é que as comemoraçoes nao parariam por ai. Olha o que me apareceu hoje logo apos o almoço. Alias devo antes dizer que comi moules et frites hoje no almoço. Pois é, isso que é bandejao.


Pois é, bolo com direito a nome com letrinhas de açucar, velas e joyeux aniversaire cantado pela turma. Que tal? O unico problema é que a professora que ia dar aula chegou logo depois e acabou com a festa pela metade. Mas foi otimo. realmente nao esperava. Foi uma super surpresa.

E pra colocar algumas caras nos nomes, ai esta a turma. Da esquerda pra direita: Alexandra, Maud, Martina, Helene, Barbara, Veronique, Marie, Michel, Charlote, Assiz, Edouard, Gael e Tania (so ficou faltando o Marek).

Monday, January 16, 2006

Apos uma semana de curso

Ola, aqui estou eu na sala de aula, iniciando a segunda semana de curso. Esta semana teremos as apresentacoes de cada um, falando um pouco o que cada um faz nos diferentes laboratorios. A minha ficou pra sexta-feira, entao ainda tenho tempo de treinar um pouquinho.

Tudo passou bem na primeira semana de curso, fora que o meu microarray nao funcionou direito, mas tudo bem, acontece. Esta semana estamos tentando localizar o lugar de uma mutacao no genoma do camundongo. Pra isso temos a nossa disposicao DNA de 1000 camundongos diferentes pra fazermos quantos PCR quisermos. Hoje começamos com 96 camundongos cada grupo. Devo dizer que as 4 maquinas de PCR nao form suficientes, ja que cada dupla ocupou uma inteirinha. Amanha cada dupla corre dois geis grandes e teremos os primeiros resultados. E impressionante a organizacao deles. Todos os DNAs ja haviam sido extraidos e aliquotados em placas de 96 poços de forma que nao precisamos nem pipetar o DNA, bastou colocar os outros componentes pro PCR na placa, por cima do DNA. Todo o material ja vem aliquotadinho pra cada grupo, e todas as solucoes ja estao prontas. E verdade que eles tem uma pessoa (competente) que fica o dia inteiro aqui so pra preparar nosso materia pra pratica. Vale lembrar que estao tendo 3 cursos diferentes e cada um tem sua sala de pratica e seu tecnico que prepara o material. Super parecido com a nossa estrutura hehe.

Fora isso tambem estamos fazendo uma pratica de comportamento de camundongo, colocando-os pra se equilibrar num suporte giratorio que vai aumentando a velocidade ou entao anotando seu comportamento durante 10 minutos. Pois e, ficamos 10 minutos olhando a gaiola e contando quantas vezes o camundongo se coça, fica em pe... Coisas assim. Tudo isso pra provar qual e o mais agitado. Comparamos o C57Bl/6 e com o 129. Povo da FIOCRUZ: alguem tem alguma duvida de quem vai vencer? Mesmo sem conhecer o 129. Na nossa observacao nos primeiros 5 minutos o black apoiou 42 vezes no vidro e o outro nenhuma. Acho que nem precisa de estatistica, ne?

Acho que o povo que nao é de laboratorio nao entendeu nem um terço do que eu falei, ne? Sorry

Falando um portugues mais claro: eu tenho feito praticas bastante diferentes do que costumo fazer. O que e otimo! Por outro lado nao sei ate que ponto algumas delas vao me ser uteis. Mas tudo bem, sempre vale a experiencia e nunca se sabe o que se fara no futuro.

Fora isso Paris esta muito bonita. Tivemos sol o fim de semana inteiro o que foi maravilhoso. Eu e a Belga, que tambem esta hospedada na residencia, passeamos bastante.

Fico por aqui.

Muitos beijos

Tuesday, January 10, 2006

Pra voces babarem

Conforme prometido, ai vao algumas fotos do Pasteur.

Esta é minha sala de aula. Sao so 14 alunos, entao fica realmente bem vazia. La no fundo estao alguns dos Macs

Este ai é o Pommier: meu Mac. Ninguem sabe porque mas todos tem nome de arvore.

Vista geral do laboratorio. Em primeiro plano esta uma das bancadas pra 4 alunos

Bancada das eletroforese. Ta escuro, ne? Mas tem cuba ate o fim da segunda bancada

Essa da pra ver melhor, mas nao mostra todas hehe. Em compensacao da pra ver dois dos muitos fluxos.
So mais uma visao. La no fim no centro estao os termocicladores. Tem varias centrifugas e banhos por ai tambem.

Deu pra babar??? Eu tou parecendo aquele povo que nunca viu laboratorio na vida, ne?

Beijos a todos

Conversa

Conversa vai, conversa vem e o gene "agua tem na carne" se expressa de tempos em tempos.

Voilà sua ultima expressao:

Bel Butcher dit :

e Como foi a aula hoje

Tania dit :

Foi otima, mas bem dificil hehe

Bel Butcher dit :

sofreu

Tania dit :

Eu tinha vista que a aula seria sobre genetica basica. Leis de Mendel

Tania dit :

Pensei: moleza

Tania dit :

upss

Tania dit :

Me enganei feio

Bel Butcher dit :

heheeh

Tania dit :

O cara falava rapido que so

Tania dit :

Falou de varios termos que eu nao lembrava

Tania dit :

E de algumas coisas recem descobertas

Tania dit :

Mas no fim acho que tudo bem

Bel Butcher dit :

ai...

Tania dit :

Depois tivemos uma aula sobre ciclo mestrual de camundongo

Bel Butcher dit :

vocês têm abertura para perguntar

Tania dit :

camundonga, sorry

Bel Butcher dit :

a

Tania dit :

Podemos interromper a qualquer instante

Bel Butcher dit :

o AmSud tá te pagando para você ter aulas sobre ciclo menstrual de camundonga!

Bel Butcher dit :

isso é muito melhor do que eu esperava

Tania dit :

E importante!!!!

Bel Butcher dit :

eu sei, eu sei. Mas é engraçado, vai...

Tania dit :

As vezes eu via cdogas na gaiola com uma vagina aberta. Eu achava que elas nao eram mais virgens

Tania dit :

Agora eu descpobri que elas so estavam ovulando hahhahahahha

Bel Butcher dit :

Bel Butcher dit :

Água tem na carne total isso, Taninha!

Tania dit :

hehe

Bel Butcher dit :

corta e cola isso! coloca no blog

Monday, January 09, 2006

De boca bem aberta

Estou babando!!!! Voces nao têm ideia da infraestrutura que tem o curso. So pra que vcs tenham uma ideia eu estou neste momento no meu Mac. Isso ai. Cada dupla de aluno (minha dupla e a Marie) tem um Mac dentro da sala pra usar a vontade, quando quiser. E claro que isso nao e suficiente entao temos ainda dois PC na sala e varios outros numa outra sala que tambem podemos usar a vontade se o nosso tiver ocupado ou simplesmente se prefirirmos um PC a um Mac. Eu estou aqui tentando me entender com o Mac. Tenho tb uma porta no vestiario que tb divido com a minha dupla, assim como uma bancada no TP3 (Traveax pratique 3). E o nosso laboratorio de pratica. Eu tirei umas fotos mas ainda estao na maquina. Vcs nao vao acreditar: cada bancada e dividida em dois e subdividida de novo em dois entao sentam 4 pessoas. Cada um de frente pra sua dupla. E ficamos de lado pra outra dupla. Entre uma dupla e outra fica a pia, pincetes com agua e alcool, descarte, etc. Cada aluno tem sua lupa (esterioscopio) na sua bancada alem de um jogo de pipetas por dupla, estabte, etc. Fora isso envolta tem uma bancada com maquinas de PCR (umas 4) e duas outras com cubas pra eletrofore (nao contei mas sao certamente mais de 10). Alem disso em volta em estantes com materiam de consumo e bancadas com centrifugas de vario tamanhos, estufa, etc. Em duas das paredes tem diversos fluxos e capelas. Cada dupla tb vai ter um mas ainda nao decidiram pois estavam esperando pra ver o tamanho de cada um pois tem uns mais baixos que outros. Que detalhe, nao?

Fora isso temos cada um uma conta de e-mail e todo o programa e material das aulas online. Podemos imprimir o que quisermos na impressora aqui do corredor, assim como fazer xerox. Pra xerox de artigos na biblioteca a turma tem um cartao com 500 copias pra usar a vontade. Quando acabar e so pedir mais. No fim vao nos dar um CD se quisermos colocar o materiam ao inves de imprimir. Achei maravilhoso pois so hoje devo ter recebido umas 50 folhas. Imagina o peso pra levar embora depois.

O almoco e no bandejao. Confesso que nao me entendi muito bem pois tem varias bancadas e tava cheio de gente. Na bancada que eu passei tinham varioas saladas, varias sobremesas e depois uma escolha entre uma bisteca, peixe ou qualquer grelhado com arroz, batata, fritas e/ou ervilhas. Pelo que eu vi pelos pratos dasd outras pessoas nas outras bancadas tem massa, pizza, sopas e uns pratos prontos. Acredite se quiser, minha comida deu 2,çè euros e eu comi salada, prato principal, sobremesa e bebida. Incrivel, nao? Amanha vou tentar explorar melhor o lugar pra ver se descubro todas as opcoes.


Bom, por hora e so. Vou pra casa que sou a unica que sobrou por aqui. Apesar que a sala e os computadores aqui estao disponiveis de 7:30 as 21h. Pensando bem acho que vou ver como funciona a biblioteca (descupa, mediateca), afinal mei novo cracha abre a porta deste predio, da mediateca e do restaurante.

Beijos

Sunday, January 08, 2006

Studio

Conforme solicitado estou colocando algumas fotos do meu Studio. Pelos meus calculos deve ter una 18m2. Nada mal, nao? Na verdade pra uma unica pessoa por pouco tempo tem bastante espaco. Tem tb um janelao que da pras costas de um hospital (vistao, nao?). Mas pelo menos entra bastante luz.

Bom amanha comeca finalmente o curso. Eu sinto que ja estou aqui ha tanto tempo. Aguardem novidades.

Beijos a todos

Nesta foto eu estou na janela. A porta de entrada fica a direita, assim como a porta do banheiro. A esquerda da mesa esta a pia.

nesta dai eu estou na frente da porta de entrada (um pouco mais a frente, na verdade). A direira da pra ver a cozinha e depois destas prateleiras do centro esta a minha cama. La no fim a esquerda a janela.

Agora estou na cozinha com a maquina entre as prateleiras. Ai esta o meu vistao!!! Este e o pe da cama e la na janela uma mesa com a televisao e o telefone.


O momento que todos esperavam: la salle de bain. Da pra acreditar que eu tenho uma banheiro completo? Com pia inclusive!!! E uma boa duche (nao, nao e banheira e nem chuveirinho de mao). E verdade que o box e bem pequeno e eu esbarro na cortina o tempo todo, mas ta otimo!!!!

Beijos a todos. Vou pra casa que amanha tem aula e eu vou acordar muito antes no nascer do sol.

Friday, January 06, 2006

Paris by night

So pra nao faltarem as fotos. Nem precisa de legenda, ne? Elas falam por elas mesmas...





Thursday, January 05, 2006

Paris

Aqui estou eu, de ferias em Paris enquanto o curso nao comeca. Hoje eu percebi como sera dificil acordar semana que vem ja que o sol esta nascendo as 8:30, o que significa que terei que sair de casa ao nascer do sol. Ai ai.

Por aqui esta tudo tranquilo e frio. Hoje nevou quase o dia todo (uma nevinha bem finha). Ontem fez sol e eu aproveitei pra andar bastante (deu ate pra sentar no jardin de Tuilleries por uns 20 minutos sem congelqr) e patinar. Tem um enorme rink de patinacao em frente ao Hotel de Ville. Vc aluga os patins e fica quanto tempo quiser. Uma maravilha!!!!

Beijos a todos

Sunday, January 01, 2006

Feliz Ano Novo!!!!!

Eu tentei ensinar os Belgas e dizer "feliz ano novo", mas saiu uma frase que nem sei bem dizer o que era. De toda forma, todos se desejaram "Bonne anée às 3 da manhã (meia noite no Brasil). Na verdade o Ano novo foi bem simpático, descontraído, cheio de coisas e muito muito vinho.

Bonne aneé pra todo mundo. Vou tentar colocar algumas fotos (por que os francofonicos não usam teclado internacional??!!!). Amanhã vou pra Paris.

Beijos

Primeira visão do Pasteur.

Não sei se dá pra ver mas a neve tá lá

Casa dos Barthelemy em Mons, Bélgica.

O jardim tava coberto de neve.


Dois dias depois...


Lhes apresento Pierre!!!!


Hugo et Aurélie

Os irmãos